atendimento

(41) 99928-3502
advogadogilbertoam@gmail.com

atendimento

Notícias - Planejar a aposentadoria

separacao
Tempo de contribuição, valor do benefício, quando e como se aposentar, renda mensal, INSS
Planejar a aposentadoria
Por que é importante saber quando se aposentar? 
Bem... cada um sabe bem o que pretende fazer quando se aposentar, não é verdade? Viajar, mudar de cidade, dedicar-se mais à família, passar mais tempo com os amigos ou continuar trabalhando para aumentar a renda. Essas são algumas das ideias que muita gente pensa em fazer quando conseguir a tão sonhada aposentadoria. 
Porém, as leis estão sempre mudando e a instabilidade do país deixa a gente com muitas dúvidas. Se você se encontra nessa situação, saiba que é possível se planejar e saber quando e como se aposentar.

Você já ouviu falar de PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?
É estudo que envolve informações profissionais da pessoa, o histórico de contribuições previdenciárias e uma previsão sobre a aposentadoria.

Dentre os serviços prestados, estão:

1. ANÁLISE DO TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO: é preciso acessar os documentos que comprovam as atividades exercidas pela pessoa, além dos dados do cadastro de informações sociais, que constam no INSS. Também é importante saber se a pessoa já trabalhou na área rural, se trabalhou exclusivamente como professor(a) ou até se exerceu atividade em situação de risco, ruído, temperaturas extremas, bem como se já recebeu auxílio-doença, e assim por diante... Cada caso é tratado de forma diferenciada quanto ao tempo de contribuição, de maneira que a pessoa pode até se aposentar mais cedo.

2.  BUSCA PELA CERTIDÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO - CTC: se a pessoa já contribuiu para o INSS, mas hoje quer se aposentar no setor público, é possível "levar" o tempo de contribuição do regime geral (RGPS) para o regime próprio (RPPS). Afinal de contas, não pode perder o tempo de contribuição. Por outro lado, se já trabalhou no setor público e hoje pretende se aposentar pelo INSS, o tempo de contribuição também deve ser "levado para o INSS".

3. SIMULAÇÃO DA APOSENTADORIA: a partir dos documentos e das informações de cada pessoa, é possível fazer uma simulação de quando irá se aposentar.

4. CÁLCULO DO VALOR DO BENEFÍCIO: simular o valor aproximado do benefício que a pessoa irá receber quando se aposentar é importante para fazer o planejamento previdenciário.

5. ACERTO DE DADOS NO INSS: muitas vezes, a pessoa não sabe, mas antes de se aposentar é preciso fazer um acerto dos dados cadastrais no INSS, diante de informações divergentes. Por exemplo, nem sempre o que está na Carteira de Trabalho está no cadastro do INSS.

6. QUAL O MELHOR BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO: com toda essa análise, a pessoa pode saber qual é o melhor benefício que se aplica a ela ou, por exemplo, se irá precisar contribuir um pouco mais para receber um benefício melhor.

Saber quando e como se aposentar é apenas o começo para um planejamento consciente. Depois de anos de muito trabalho e contribuição previdenciária, a tão esperada aposentadoria deve no mínimo propiciar um pouco de felicidade, não é mesmo?

Gilberto Andreatta Maia 
Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
Nome: 
E-mail: 
Cidade: 
6392 Repita o
código:
redesp_facebook.pngredesp_skype.pngredesp_linkedin.pngredesp_instagram.png

(41) 99928-3502 (TIM, WhatsApp ou Skype)
advogadogilbertoam@gmail.com 
Rua Raposo Tavares, 688, Pilarzinho, Curitiba/PR